top of page

#14 Israel: Como surgiu a ideia da viagem?

  • Ana Flávia Barbosa
  • 5 de mar. de 2018
  • 9 min de leitura

Shalom, povo de Deus!

Que a paz de Cristo preencha o coração de vocês hoje e sempre!


Os próximos posts aqui nesse blog serão totalmente sobre a minha viagem para Israel. No dia 07 de março estarei indo com a caravana da minha igreja (IAUC - Igreja Apostólica Unidade em Cristo) para a terra Santa, para andar pelos lugares maravilhosos relatados na Bíblia Sagrada. Estou numa ansiedade enorme, extremamente animada para que o dia chegue logo para poder caminhar pelos lugares onde Cristo andou.



Acho que é válido contar aqui um pouco da história de como essa viagem veio a acontecer. Em maio de 2017, eu me converti, aceitando Jesus como meu único Senhor e Salvador, e comecei a frequentar a igreja IAUC assiduamente. Comecei a minha jornada buscando aprender mais e mais sobre esse Deus maravilhoso que me salvou e, em junho de 2017, eu fiquei sabendo que todo ano a igreja fazia uma caravana para a cidade santa com os pastores chefes da igreja, a Pastora Nayra Pedrini e o Apóstolo Jonas Silva. Nessa caravana, seríamos guiados por toda a história bíblica ocorrida na terra santa pela Pastora Nayra, que é mestre em Teologia, e com o arqueólogo israelita, chamado Eli. Imediatamente meu coração se encheu! Não entendia bem o motivo, mas, na mesma hora em que eu fiquei sabendo que todo ano a igreja fazia isso, eu soube que eu estaria na próxima excursão. Eu sabia disso em meu coração!


Ao mesmo, eu também sabia que não tinha como. Eu estava no meio de um tratamento psiquiátrico, tinha trancado a faculdade por conta disso, e o meu emprego não me pagava o suficiente para que eu pagasse a viagem sozinha. Ainda assim, o meu coração sabia que eu estaria lá. Algo me dizia que isso se concretizaria na minha vida e não seria tão difícil como parecia ser.


Eu esperei e continuei estudando a Palavra de Deus mais e mais, sabendo que, de alguma forma, tudo iria se resolver e que esse sonho viria a acontecer sem muita dificuldade. Comecei a guardar dinheiro do meu salário aos pouquinhos, tentando eu mesma juntar todo o valor a tempo da viagem, mas estava bem difícil fazer isso. A viagem custa cerca de 12 mil reais, o que é um valor bem alto de se juntar em apenas alguns meses, mas eu estava determinada. A opção de parcelar a viagem não existia, pois eu não tenho cartão de crédito (não porque não posso ter, mas porque eu sei que cartão de crédito é dinheiro que ainda não existe e que pode me trazer problemas se eu não me programar bem). Dessa forma, só me restava pagar a viagem à vista ou via boleto bancário, que a agência de turismo também dá a opção. Só que, como eu não gosto de pagar nada aos pouquinhos por medo de não conseguir honrar com os meus compromissos financeiros, eu também decidi não optar por essa opção do boleto. Eu queria pagar tudo de uma vez só.


Pois bem... Fui juntando dinheiro aos poucos e, em cerca de três meses, já tinha juntado dois mil reais. Vendi algumas roupas usadas na internet em grupos de desapego, tentei ao máximo não gastar dinheiro com futilidades, contei moedinhas, pedi dinheiro de presente aos familiares, fiz uma rifa (que no final eu resolvi devolver o dinheiro das pessoas, por achar que Deus não se agradava com aquilo)... Enfim, muitas coisas eu tentei e consegui juntar tal quantia!


Mas já era setembro e 12 mil reais era uma quantia que estava beeeeeem longe de ser alcançada com as minhas economias. Tudo dizia que, pelo menos em 2018, a viagem não sairia. Ainda assim, o meu coração continuava com a certeza de que eu estaria lá no ano de 2018.


Engraçado, né? Quando Deus tem algo para nós, Ele vai muito além do que os nossos olhos podem ver. Os planos dEle são perfeitos e essa viagem foi um presente que Ele sonhou pra mim e Ele mesmo me deu. Glórias ao Senhor por isso! Se eu estou indo para Israel essa semana é tudo graças a Ele, porque é da vontade dEle e Ele fez acontecer.


Lá pro fim do mês de setembro eu resolvi que eu não ia nunca conseguir juntar esse dinheiro todo até março, então concluí que a melhor coisa a ser feita era pegar minhas economias e gastar em uma cirurgia plástica. Sim, uma cirurgia plástica! Eu tinha perdido a fé, pois estava olhando para as dificuldades com os meus olhos humanos, que não enxergavam o futuro e ainda não conheciam o poder da ação desse Deus maravilhoso. Eu me permiti perder a esperança de conseguir e, pior ainda, deixei a minha auto estima chegar em um nível tão baixo que eu achei que eu precisava mudar todo o meu corpo para ser feliz. E eu não precisava. Eu só precisava de Deus para que a felicidade verdadeira e o amor próprio viessem com Ele.


Eu lembro que marquei a consulta com o médico para fazer a minha avaliação para a cirurgia plástica, porém era por ordem de chegada e eu era a 17ª pessoa na fila. Sim! Isso porque eu cheguei lá 15 minutos depois que abriu a clínica. Uma loucura...


Enfim... Eu lembro que esperei sentada naquela sala de recepção por cerca de 3 horas e, enquanto eu esperava, uma ansiedade muito grande começou a me acometer. Eu coloquei os fones de ouvido e tentei me distrair, mas não adiantou muito. Eu estava suando frio e muito inquieta. De repente, uma voz começou a falar comigo "sai daí, eu não vou deixar você fazer isso".


Eu congelei.


É válido ressaltar aqui que eu sempre tive minha visão e audição abertas para o mundo espiritual. Ouvir vozes nunca foi incomum pra mim, mas geralmente vinham de seres inferiores (pra não dizer demônios), porque essa sempre foi a influência tenebrosa que me rondava. Ou, pelo menos, "sempre" até o momento em que o meu Deus maravilhoso entrou em minha vida. Mas, a verdade é que eu não estava muito acostumada a ouvir Deus falar comigo, muito menos anjos, então sempre que alguma voz falava comigo, ou eu achava que era algum demônio, ou eu achava que estava ficando maluca mesmo. Ou os dois.


Mas dessa vez foi diferente e eu vim a descobrir isso naquele dia. A voz me falou pra ir embora e eu falei que não iria. A voz falou "você não vai gastar esse dinheiro, porque esse dinheiro não é seu, esse dinheiro é meu e já tem um destino". Eu fiquei revoltada e falei que o dinheiro era meu e que eu fazia o que eu quisesse. E a voz me disse "você não vai fazer isso, eu não vou deixar você fazer essa cirurgia, porque, ao invés, eu pretendo fazer com que você se ame". Eu fiquei indignada e falei "Shhhh!" pra voz ficar quieta. Isso tudo dentro da sala de recepção do médico e eu tentando disfarçar a cara de doida, né?


Risos eternos de mim mesma.


Continuei olhando o Facebook, mas a voz continuou falando "levanta, pega o dinheiro que você já pagou da consulta, se não vai ser dinheiro jogado fora, e vai embora daí". E eu "não!". A voz "eu sei o melhor pra você e esse dinheiro já tem um propósito, vai embora daí" Eu me recusei mais uma vez. Nessa brincadeira, já haviam se passado duas horas e meia. Faltava mais meia hora de espera e eu tentei me distrair ali, olhando o celular e ignorando completamente a voz na minha cabeça falando comigo.


Isso tudo até que eu me deparei com o seguinte vídeo, cujo tema era a história do mundo e dessa geração através das palavras de Satanás. E o vídeo falou comigo, sobre como o diabo nos faz nos ver feias, como ele nos faz fazer loucuras pela beleza e acabamos perdendo muito do que nós somos no processo. Foi um choque de realidade! Fiquei tão assustada com o vídeo que até uma leve crise de ansiedade tive naquele momento. Ouvi a voz novamente "Entendeu agora?", só que dessa vez eu não discuti. Levantei, peguei minhas coisas e, na hora que ia embora, o médico me chamou. Tentei me esquivar da consulta, mas acabei entrando lá já com a consciência de que não faria nenhuma cirurgia. Mas foi bom eu ter ido lá falar com o médico, pois quando ele começou a me dizer tudo que ele mudaria em mim, eu tinha a certeza no meu coração de que Deus não mudaria nada.


Deixo abaixo o vídeo, caso tenham curiosidade de ver o que Deus usou para me convencer de que aquilo não seria uma boa! Quem sabe não faz o mesmo por você?



Saí de dentro do consultório médico ouvindo a voz "Eu disse! Tenho coisas maiores pra você e esse dinheiro já está separado." Eu ri e entrei na van em direção ao meu psicólogo e, no meio do caminho, a mesma voz falou comigo novamente, mandando que eu fosse no Banco do Brasil. Eu discuti com a voz, porque não tinha como eu ter dinheiro no cartão do BB. Mas a voz insistiu e eu acabei saltando em frente ao Banco do Brasil na estrada do galeão.


Pra quem não sabe, eu participei de um Programa de Educação Tutorial na PUC, no qual eu recebia uma bolsa mensal dada pelo MEC. No entanto, como a bolsa vinha do MEC e o nosso país estava (e ainda está) em meio a uma enorme crise, nem sempre as nossas bolsas caíam no mês certo ou no dia certo. Sempre havia um atraso e as minhas bolsas ainda estavam atrasadas alguns meses. A bolsa não é de um valor muito alto, porém quando você junta vários meses, a quantia é muito boa; e eu estava há meses sem checar o meu cartão benefício do MEC, pois tinha certeza de que minhas bolsas não estariam lá, especialmente pelo fato de que eu havia trancado a PUC e já não era mais um membro ativo do Programa de Educação Tutorial.


Fui até o banco, certa de que não haveria nada naquele cartão, uma vez que eu acreditava que ele havia até sido desativado, junto do meu desligamento do programa. Estava fazendo aquilo por pura e simples obediência a uma voz que havia falado comigo o dia inteiro, porém sem muita fé de que daria em algo. Entrei no banco, coloquei o cartão no caixa eletrônico e lá estava: uma pequena fortuna esperando para ser recolhida pela minha pessoa. Eu fiquei chocada. Não entendi o que aconteceu até agora, sendo muito honesta. Só sei que liberaram meu dinheiro tudo de uma vez e ele estava lá, sem eu saber. E foi a voz que falou comigo, insistindo que havia esperança para o sonho dessa viagem à Israel, quem me mandou verificar mais uma vez; coisa que sozinha eu não teria feito.


Tirei o dinheiro inteiro e fui ao meu psicólogo. Juntos vibramos, pois isso era um milagre. Meu psicólogo é também pastor da minha igreja. Ele faz um acompanhamento psicológico comigo, mas, ao mesmo tempo, com um olhar e uma sensibilidade espirituais que muito me ajudam. Quando eu contei a ele sobre tudo que havia acontecido naquele dia, ele me falou que ele tinha certeza absoluta de que Deus me queria muito em Israel nessa viagem em 2018, pois Ele moveu coisas de tal forma que simplesmente não acontecem normalmente pra qualquer um. Ele falou que isso era uma bênção e que Deus me quer muito em Israel. Ele tem um propósito para mim nessa viagem e Ele fez isso acontecer. Portanto, repito o que disse antes: glórias ao Senhor que fez os céus e a terra! Ele sonhou isso pra mim e Ele mesmo realizou isso na minha vida. Ele é um Deus de maravilhas e eu dou graças por tudo que Ele me dá, me ensina e me perdoa todos os dias.


Obviamente, depois disso tudo, ainda faltou alguma quantia a ser paga, que minha mãe prontamente se disponibilizou a me ajudar com um empréstimo, que eu estou pagando com o meu próprio salário diretamente a ela. E Deus tem esses mistérios: minha mãe só se propôs a me ajudar (eu em momento nenhum pedi nada), porque ela viu que eu tinha fé que eu iria conseguir, apesar de todas as coisas dizendo o contrário. Ela viu o desejo verdadeiro no meu coração e quis fazer parte disso, mesmo que só me ajudando, com a condição de que eu iria devolver tudo a ela. No final das contas, acabou que eu contagiei tanto a minha mãe que Deus tocou no coração dela e hoje estamos nos preparando as duas para conhecer a terra santa. Eu e minha querida mãe estaremos indo juntas à Israel com a nossa igreja amada.


Faltam 2 dias para a viagem. Não sei ao certo o que eu vou encontrar lá, apesar de ter algumas expectativas, mas estou em oração pra que Deus tome o controle de tudo e faça com que tudo que há de ser, aconteça de acordo com a Sua boa, perfeita e agradável vontade. Só Ele sabe o que há de se passar em minha vida e o que Ele tem preparado para o meu futuro. Eu me entrego em Suas mãos e me disponibilizo para servi-lo da forma que Ele desejar.


Mal posso esperar pra chegar lá! Gravarei vídeos, tirarei muitas fotos, estudarei muito a Palavra do Senhor, escreverei bastante aqui, relatando tudo que eu viver por lá, além de entregar meu coração inteiro a Deus através de muita oração e comunhão com o Espírito Santo e a Igreja de Cristo.


Se vocês quiserem me acompanhar nessa jornada enquanto eu a vivo, fique ligado aqui e no meu instagram @anaoliveirabarbosa . Quero poder compartilhar essa bênção de Deus na minha vida com o maior número de pessoas possível. As bênçãos do Senhor são melhores ainda quando podemos compartilhá-las, e isso é tudo o que eu mais quero.


Que Deus os abençoe abundantemente e que o Espírito Santo de Deus os cubra com Seu fogo santo, lavando, remindo e restaurando todas as suas vidas.

Shalom!


 
 
 

コメント


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page