#12 Plano de Leitura da Bíblia em 1 Ano - IAUC
- Ana Flávia Barbosa
- 5 de jan. de 2018
- 6 min de leitura
Na virada do ano a minha Igreja decidiu criar um plano para que a Igreja leia a Bíblia em um ano. 365 dias de unção, onde todos, em Unidade, iremos conhecer toda a Palavra de Deus. Hoje é o quinto dia do ano e a leitura já está bem avançada. Admito que tenho sentido dificuldade de ler tudo o que é proposto diariamente para mim, uma vez que não consigo encarar a Bíblia como um livro que eu possa passar batida por seus capítulos. Cada versículo, cada parábola, cada detalhe contam uma história muito maior do que apenas o que está ali. O Espírito Santo dá o entendimento a nós da Palavra e nos guia em nossas leituras e, quando leio a Bíblia, sou incapaz de simplesmente passar os olhos superficialmente por suas palavras, sem me conectar com o Espírito Santo de Deus. É Ele quem me ensina, me doutrina, me inspira, me traz revelações. E é apenas através dEle que eu posso conhecer a Verdade.
"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (João 16:13)
Ressalto também a importância de levar em consideração um detalhe muito grande sobre a Palavra de Deus. Tudo o que Deus tem para falar conosco está em Sua Palavra e por isso devemos meditar nela dia e noite para que possamos conhecer o Pai e Seus desígnios. Quando nos convertemos, aceitamos o Filho de Deus como nosso Senhor e Salvador: Cristo Jesus. É através dele que somos redimidos dos nossos pecados e podemos voltar à presença de Deus. Seu sangue derramado na cruz apazígua toda a justiça de Deus que deveria cair sobre nós diante do pecado e nos trazer o castigo da morte. Cristo é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) e ninguém chega à Deus se não por seu Filho amado.
Portanto, duas coisas são importantes aqui: Jesus Cristo, para chegarmos ao Pai, e a Palavra, para que possamos conhecer os desígnios de Seu coração. Mas ambos são a mesma coisa!
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:1-14)
Em outras traduções, no lugar de 'Verbo' podemos ler a 'Palavra'. O Verbo é a Palavra de Deus e Jesus é a Palavra. A Palavra de Deus é Deus, criou o mundo, é a luz do mundo. O mundo foi feito pela Palavra/Verbo e o mundo não a conheceu quando ela se transformou em carne. O Verbo não habita mais entre nós na forma de carne, porém temos acesso a Ele através do Espírito Santo de Deus, que é aquele que convence e que consola, e através da Bíblia.
Não sei se estou me fazendo clara aqui, mas em minha mente isso é muito claro. Jesus é a Palavra. Ele é o Verbo encarnado. Ele não está mais entre nós, pois morreu, ressuscitou no terceiro dia, recebeu um novo corpo de glória e subiu aos céus para poder habitar ao lado do Pai. Mas nos foi deixado algo muito valioso: a Palavra como manual de instruções sobre os desígnios de Deus. Se Jesus é a Palavra e a Palavra está na Bíblia, o nosso relacionamento com a Bíblia deve ser de entrega e reverência totais. Ao pegar naquele livro, devemos entender que estamos na presença de Cristo. Pensem que aquele livro é Cristo. Quantas vezes você pega "em Cristo" por dia? Quantas vezes você conversa com Ele e pergunta o que Ele tem pra te ensinar? Com quanta vontade você se alimenta diariamente do pão que Cristo tem a te dar? E eu escrevo isso aqui, mas ao mesmo tempo pergunto pra mim mesma. Como eu ando me relacionando com a Palavra?
Honestamente, quando penso nisso, a minha vontade era de poder só me comunicar com as pessoas através do que está escrito na Bíblia. Parece besteira, mas é essa a intenção de Deus para nós. O nível de avivamento e compromisso que devemos ter com a Palavra deve ser tamanho que não exista nada em nossos registros mentais além dela. Além de Jesus. Aceitar Jesus, ir lá na frente no púlpito, fazer a oração, ser batizado é lindo, mas o compromisso deve ser assumido não apenas naquele momento, mas em todos os momentos que seguem depois dele. Aceitar a Cristo deve ser um compromisso diário nosso. Devemos buscar a Ele como uma criança completamente dependente de sua mãe. A graça só vem para aqueles que reconhecem que precisam desesperadoramente dela todos os dias. Só somos perdoados se reconhecermos que precisamos de perdão. Só seremos salvos se reconhecermos que precisamos de salvação. DESESPERADORAMENTE. Como uma criança de sua mãe.
Quando penso em como deve ser a minha dependência de Jesus, penso em uma criança de dois anos que se perde da mãe no shopping ou em um lugar muito movimentado. O desespero dessa criança é muito intenso, pois ela sabe que está em perigo, pois aquilo que lhe dá segurança e lhe mantém a vida não está ali. O meu desejo e a minha dependência de Jesus deve ser assim: desesperadora! Sem Ele o mundo me engole; no entanto, em Sua presença, eu sei que estou segura.
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem." (Salmos 23:4)
"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação: a quem temerei? O SENHOR garante a minha existência; o que eu haveria de recear?" (Salmos 27:1)

Ai, gente... Como eu amo falar da Palavra! Aliás, a Bíblia fala melhor do que eu, então aqui vai mais um pouco dela:
"Jamais te abandonarei, nem te desampararei! Sê forte e destemido, porque farás este povo herdar a terra que a seus pais jurei dar-lhes. Tão-somente sê de fato firme e corajoso, para teres o zelo de agir de acordo com todos os mandamentos da Lei, que te ordenou Moisés, meu servo. Não te apartes dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que tenhas sucesso em todas as tuas realizações. Que o livro da Lei, esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele está escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as tuas empreitadas e alcançarás bom êxito! Ora, não te ordenei: Sê forte e corajoso? Não temas e não te apavores, porquanto Yahweh, o SENHOR teu Deus, está contigo por onde quer que andes!” (Josué 1:5-9)
Olha que coisa incrível! Mesmo antes de Jesus, Deus já havia ensinado ao seu povo escolhido sobre a importância de ter a Lei em nossos lábios dia e noite, sem fazer exceções, sem desviar para a direita ou para a esquerda dela. O mar vermelho se abriu e uma parede de água se formou dos dois lados e o povo teve que atravessar por onde Deus determinou. Se os hebreus andassem pra direita ou para a esquerda, morriam afogados, mas caminhando pelo caminho seguro que Deus abriu para eles, a vida e a promessa de uma terra que emanava leite e mel os esperava. Mesmo que mil caiam de um lado e 10 mil do outro, olhando para o caminho do Senhor não seremos abatidos jamais.
Por isso, vou tentar ao máááááááximo fazer essa leitura planejada pela minha amada Igreja e convido quem quiser a realizar ela também. Vou postar aqui as leituras já determinadas até agora e quero dizer que pretendo sempre vir aqui postar minhas reflexões, dúvidas e curiosidades. Eu amo a Palavra do Senhor. Eu quero viver por ela todos os dias da minha vida e proponho que façamos isso juntos! O que acham?
Plano de Leituras dos 4 primeiros dias:
Segunda I 1 de Janeiro I 1º dia:
Lucas 5:27-39
Gênesis 1 e 2
Salmos 1
Terça I 2 de Janeiro I 2º dia:
Lucas 6:1-26
Gênesis 3 e 5
Salmos 2
Quarta I 3 de Janeiro I 3º dia:
Lucas 6:27-49
Gênesis 6 e 7
Salmos 3
Quinta I 4 de Janeiro I 4º dia:
Lucas 7:1-17
Gênesis 8 ao 10
Salmos 4
Quem tiver interesse em acompanhar esse plano de leituras, todos os dias um flyer é divulgado no Instagram e na página do Facebook da minha Igreja: IAUC - Igreja Apostólica Unidade em Cristo Ilha do Governador. No mais, estarei procurando postar por aqui também.
Que Deus os abençoe e sua graça e misericórdia os cubra diariamente.
Shalom!
Komentarze